Wikia

Saint Seya Wiki

Dohko de Libra

Comentários88
1 716 pages em
Este wiki
Dohko de Libra
天秤座の童虎
Mestre Ancião (Rōshi)
0ldohko
Nome
Dados gerais
Classificação Cavaleiro de Ouro
Armadura Armadura de Libra
Constelação Libra
Divindade Atena
Dados básicos
Gênero Masculino
Idade 261 anos (Clássico)
18 anos (ND)
Aniversário 20 de outubro
Signo zodiacal Libra
Altura 1,40m ~ 1,70m
Peso Desconhecido
Tipo sanguíneo A
Local de nascimento China
Dados de treinamento
Local de treinamento Grécia (Armadura de Bronze)
Cinco Picos Antigos, China
(Armadura de Libra)
Aprendizes Shiryu
Ohko (anime)
Dados de anime e mangá
Seyuu Kōji Yada
Michitaka Kobayashi
Ken'yū Horiuchi
Dublador Araken Saldanha
Wellington Lima
Sérgio Moreno

O lendário Cavaleiro sobre os Cinco Picos de Rozan!

Enciclopédia Oficial..

Dohko de Libra (天秤座の童虎; Raibura no Dōko; Libra Dohko), também conhecido como Mestre Ancião (老師; Rōshi), é um dos personagens da série Saint Seiya, de Masami Kurumada.

Origem do Nome

Do japonês e Chinês,  Pequeno Tigre.

Muitos acham que seu nome não corresponde a nada mais que isso, porém, existe uma lenda por trás disso.

Características

Aparência

Na forma de Mestre Ancião, Dohko tinha cerca de 1,40 m de altura, olhos azuis esverdeados e pele em um tom de roxo. No mangá da série clássica, os cabelos de Dohko, em sua forma jovem, eram pretos, mas foram adaptados para castanhos no anime.

Personalidade

Dohko é o cavaleiro que representa o equilíbrio entre o bem e o mal, assim como a balança que a Libra representa, sendo talvez o cavaleiro mais respeitado entre todo o Exército de Atena. Inclusive, alguns Cavaleiros de Ouro o obedeciam muito mais do que ao próprio Grande Mestre (Como Mu de Áries, por exemplo), que é dito como autoridade máxima entre os Cavaleiros de Atena.

A lenda de Naiya

Naiya é filho do Supremo Deus Dragão Shen Wo [Yuan-shi tian-zong] (Go Rozan, no Japão)  com uma jovem humana. Uma da tradução possível para ‘Go Rozan’ seria “Cinco de Rozan” – ou seja, os Cinco Picos Antigos de Rozan seriam o próprio Shen Wo.

Quando criança, Naiya se destacava nas artes marciais,sendo apelidado de "Pequeno Tigre (Dohko)". Possuía uma força descomunal, o que chamava a atenção de lutadores de todos os cantos da Ásia, mas ninguém era páreo para Naiya.

Dohko...
Dohko de Libra
Joao G.Adicionada por Joao G.
Os Sete Deuses Demônios viram Naiya como uma ameaça e enviaram várias hordas de demônios atrás dele. Entretanto, nenhum deles sobreviveu.

Já na sua adolescência, Naiya encontrou como adversário o filho de um Deus Demônio.  Sua aparência era a de um dragão. O demônio explicou a Naiya que adquiriu esta aparência por haver derrotado 100 dragões sagrados e agora seus espíritos residiam em seu interior. Mas, por fim,o príncipe fora morto e os 100 dragões, libertados. Irado por ver seu filho morto, o líder entre os Sete Deuses Demônios ordenou que eles cuidassem de matar Naiya.

O primeiro Deus Demônio matou Naiya logo de cara, e os demônios comemoraram esta vitória espalhando o caos na Terra.

Shen Wo, ao ver seu filho morto e não podendo fazer nada com relação a isso, retirou-se aos Céus. Mas ele não esperava que um Tigre se sacrificasse para devolver à vida o jovem morto. Naiya se reergueu e os 100 espíritos dos lendários dragões divinos puseram-se a ajudá-lo Shen Wo, já não podendo voltar à Terra, lançou dos Céus uma lança e um par de rodas flamejantes para que Naiya pudesse se locomover nos Céus. Agora, Naiya era um Deus.

Com todo seu poder, Naiya matou seis dos Deuses Demônios e confinou o sétimo e último. Seu esforço foi visto pelo Deus Primordial da Longa Vida, que elevou sua divindade aos Céus e deixou sua parte física na Terra, agora na forma de um Tigre Sagrado guardado por 100 espíritos de Dragões![1]

O tigre e o dragão

A idealização de figuras fantásticas que expressem uma ideia ou uma intenção faz parte do imaginário oriental. E nós do Ocidente,quando ouvimos alguma alusão a tal simbologia, logo nos lembramos do dragão, a figura mais conhecida.

Símbolo de poder para os asiáticos,o dragão é uma combinação de partes de outros animais:cabeça de touro, língua de cobra, garras de leão e corpo de dinossauro. Naturalmente, são muitas as versões sobre a constituição de seu físico. Essa é apenas uma delas.

Já o tigre representa a força e a astúcia.

A relação tigre-dragão,antes da revelação do verdadeiro nome do Roshi (“Velho Mestre”, em japonês) e de sua tatuagem de tigre nas costas, era representada por Ohko e Shiryu, no anime.

O dragão,  que se associa à polaridade yang, e o tigre, de polaridade yin, expressam a harmonia do Cosmo, do Universo, segundo o pensamento chinês. Essa relação se exprime através do símbolo T’aichi T’u,  a roda de Yin-Yang, expressão máxima do Taoísmo, e da filosofia chinesa em geral.

Histórico

Treinamento

Em sua juventude, Dohko treinou junto de Shion e Suikyo no intuito de se tornarem cavaleiros de Atena. Durante uma prova para conseguir sua armadura de bronze, Dohko estava muito atrás de seus companheiros e é atacado por uma leoa, e quando estava prestes a ser devorado seus companheiros chegam e Suikyo mata a leoa com um só golpe. Dohko agradece mas Suikyo o golpeia e o chama de idiota, Shion então diz que o motivo da leoa em ter atacado Dohko é porque ela tinha acabado de dar a luz a dois filhotes.
Dohkochorandopelosleoes2
Dohko chora por ter sido o responsável pela morte da mãe dos leões
NathatosAdicionada por Nathatos
Dohko se comove e tenta se desculpar com os filhotes e chora, Kaiser pega os leões das mãos de Dohko e afirma que eles não são leões normais, e diz que vai cria-los para serem leões de guarda, o macho se chamaria Goldie e a fêmea que possuía uma estrela se chamaria Blondie, e então Kaiser ordena para os jovens a continuarem seus treinamentos. Ele e Shion obtiveram armaduras de bronze, enquanto Suikyo se tornou o cavaleiro de Taça, da patente de Prata.

Cavaleiro de Libra

Vlcsnap-2013-01-31-13h16m26s184
Dohko e Shion, os únicos sobreviventes da guerra santa anterior.
RamonFalcaoAdicionada por RamonFalcao
Como mostrado em Next Dimension, Dohko e Shion receberam Armaduras de Ouro do Grande Mestre, enquanto que o outro companheiro, Suikyo tornou-se Cavaleiro de Prata e desapareceu.

De acordo com um dos Soldados do Santuário, Hades estaria próximo e Dohko resolve procurá-lo, somente para ser impedido por Shion; que diz precisar da permissão do Grande Mestre para executar a missão. Os Cavaleiros de Ouro se enfrentam, mas Shion percebe que estão perdendo tempo e decide acompanhá-lo.

Diante do castelo de Hades, encontram um garoto com um cosmo imenso e Shion o reconhece como o novo hospedeiro do deus e tenta decapitá-lo,apenas para ser impedido por Tenma. Os dourados são atacados pelo Meteoro de Pégaso, que se mostra inefetivo. Tenma veste a sua armadura de bronze para enfrentar os cavaleiros de ouro que é quando lhe explicam seu dever como santo de Atena. Dohko diz que vieram ali buscar Alone, mas infelizmente Pandora já o havia levado para o interior do castelo. Aproximando-se da entrada da construção, são atacados por um grupo de esqueletos,que são facilmente vencidos pelos dourados.

Os dourados, porém, são surpreendidos por Vermeer de Grifon, um dos juízes do inferno, que aproveita da barreira de Hades para derrubar os cavaleiros enfraquecidos. Prestes a receberem o golpe final, Dohko e os outros reconhecem a voz de Suikyo, agora convertido em espectro de Garuda.

Rōshi, Mestre Ancião

Mestre ancião

Possivelmente a responsabilidade de Dohko de vigiar o selo de Hades para Atena é similar ao que Zeus fez depois da derrota dos Titãs, ele encarregou os hecatônquiros, gigantes de cem braços, para vigiar os portões do Tártaro e impedir que os Titãs saíssem. Foi o que possivelmente serviu de inspiração ao anime.

O Misopetha-Menos e a Torre dos Espectros

Após a Guerra Santa de 1743, Shion se tornou Grande Mestre do Santuário, e Dohko, ficou com o encargo de vigiar o selo que aprisionava Hades e seus 108 espectros. Para esse fim Atena concedeu a Dohko a técnica do envelhecimento retardado (Misopetha-Menos),que permitiu que o coração dele batesse apenas 100.000 vezes por ano (100.000 é o número médio de batimentos diários do coração), assim, em 243 anos, Dohko envelheceu o equivalente a apenas 243 dias. Desde então, manteve-se fixo e em vigília nos Cinco Picos Antigos de Rozan, na China. Possivelmente para evitar que o selo que lacrava a alma de Hades fosse violado. Prova disso, foi a luta de Dohko contra Alberich XIII, nos cinco picos antigos, embora o anime não deixe claro, mas com certeza este queria por algum motivo violar o selo de Hades e libertá-lo, mas acabou sendo derrotado pelo Cavaleiro de Libra, com a técnica Cólera do Dragão.

Episódio G

No Episodio G, Dohko aparece para salvar Aioria de Leão, o enviando o escudo de libra e, também aparece no capitulo Guerra Santa no lado de seu melhor amigo, Shion de Áries.

O Treinamento de Shiryu

Shiryu e dohko1
Dohko treina Shiryu.
Minos de GriffonAdicionada por Minos de Griffon

Mestre Ancião, como Dohko era conhecido, foi responsável pelo treinamento do jovem candidato a Cavaleiro de Atena durante seis anos. Quando Shiryu finalmente consegue reverter o fluxo das águas da cachoeira, o treinamento se encerra, e o rapaz recebe a Armadura de Dragão, que repousava no fundo da cachoeira.

Dohko mdm
Dohko fica surpreso ao ver que o Cólera do Dragão de Shiryu foi capaz de jogar Máscara da Morte longe.
Após as batalhas de Shiryu contra os Cavaleiros Negros e os Cavaleiros de Prata e antes da Batalha das Doze Casas começar, Dohko é atacado por Máscara da Morte de Câncer nos Cinco Picos. Shiryu, ao tentar proteger seu mestre, o enfrenta, e mesmo sabendo que seu inimigo era infinitamente superior, ataca Máscara da Morte com o Cólera do Dragão, que joga o Cavaleiro de Câncer para longe. Antes de Máscara da Morte conseguir revidar, Mu de Áries
Dohko mu
Dohko agradece a Mu por proteger Shiryu.
aparece e protege Shiryu, fazendo o Cavaleiro de Câncer desistir e ir embora. Dohko diz que não fez nada para defender o Dragão, porque só estava testando-o para ver se o mesmo estava pronto para enfrentar os Cavaleiros de Ouro e se surpreende ao ver que seu discípulo conseguiu desenvolver um golpe tão poderoso. Naquele momento é revelado que Dohko é o verdadeiro Cavaleiro de Libra. Dohko diz que daquele momento em diante, a relação entre ele e Shiryu não é mais como a de professor e aluno, e sim, a dois companheiros que lutam em nome de Atena.

Saga do Santuário

Cosmodohko
Dohko se comunica com Shiryu através do cosmo.

Durante a rebelião de Saga de Gêmeos, Dohko, assim como Mu de Áries, negou-se a comparecer ao Santuário de Atena, pois já havia percebido que Shion fora morto e alguém entre os Cavaleiros de Ouro assumira a identidade de Grande Mestre, tal atitude foi interpretada por alguns cavaleiros como um ato de traição. No entanto, com a queda de Saga após a Batalha das Doze Casas, Dohko assumiu o titulo de Grande Mestre do Santuário, mas sem jamais deixar os Cinco Picos.

Dohkolibra
Dohko envia a urna com a sua Armadura de Libra para Shiryu salvar Hyoga.

Durante a Batalha das Doze Casas, Dohko salva Shunrei, que havia sido lançada para dentro da Cachoeira de Rozan pela telecinese de Máscara da Morte. Após Shiryu despertar seu sétimo sentido pela primeira vez e derrotar Máscara da Morte, Dohko lhe comunica através do seu cosmo, que Shunrei está viva e, que o Dragão voltou a enxergar graças ao despertar de seu sétimo sentido.

Dohkoep66
Dohko se emociona ao ver o sacrifício de Shiryu.

Ele também envia a sua Armadura de Libra para Shiryu tirar Hyoga de Cisne do Esquife de Gelo com a Espada de Libra. Ele também aparece, e se emociona, ao ver o sacrifício de Shiryu para derrotar Shura de Capricórnio, usando o Último Dragão, uma técnica suicida que foi proibida pelo próprio Mestre Ancião. Apesar disso, Dohko já sabia que um dia Shiryu iria usar tal técnica. Graças ao sacrifício de Shura, Shiryu consegue sobreviver.

Dohko e golds
Dohko se reúne com Shaka, Aldebaran, Aioria, Mu e Miro.

Passadas as doze horas, Atena é salva por Seiya de Pégaso, quando o mesmo mira o Escudo de Atena em direção do seu coração. Dohko decide que é hora de contar aos Cavaleiros de Ouro remanescentes (Mu, Aioria, Miro, Shaka e Aldebaran) a verdade sobre a acusação injusta de traição que levou a morte de Aioros de Sagitário e sobre a morte do verdadeiro Grande Mestre pelas mãos de Saga de Gêmeos. Ele orienta os Cavaleiros de Ouro a se reunirem com Atena. Após a derrota de Saga de Gêmeos, Dohko restaura a Armadura de Dragão de Shiryu com o seu sangue (isto ocorre somente no mangá, no anime quem restaura a Armadura de Dragão é Mu).

Saga de Poseidon

Durante a Guerra Santa contra Poseidon, Dohko proibiu que os Cavaleiros de Ouro deixassem o Santuário, mesmo com as dificuldades que Atena e os Cavaleiros de Bronze passavam no Templo Submarino. Isto porque, Dohko já sabia que a batalha contra Hades estava próxima, pois ele sentiu que o selo onde estavam lacrados as almas dos 108 espectros estava enfraquecido. Ele enviou, através de Kiki, a sua Armadura de Libra para ajudar os Cavaleiros a derrubarem os sete pilares do Templo Submarino com as Armas de Libra e, para seu discípulo Shiryu trajá-la na batalha contra Poseidon.

Saga de Hades

Foto12
Graças ao Misopetha Menos, Dohko volta a vestir a Armadura de Libra.
RamonFalcaoAdicionada por RamonFalcao
Dohko Tigre
Dohko revelando seu verdadeiro corpo.
RamonFalcaoAdicionada por RamonFalcao

Após o rompimento do selo de Hades, Mestre Ancião deixa seu posto e parte para o Santuário e acendeu o Relógio de Fogo dando início a uma Nova Guerra Santa. Lá, diante de Shion ressuscitado, o Mestre Ancião se mostra triste por ter que enfrentar o seu velho amigo e companheiro de batalhas, mas é obrigado a fazê-lo. A princípio Shion demostra ter grande vantagem na luta, pois seu corpo estava em plena forma, como da época em que sobreviveu a última guerra santa. Porém, Dohko recupera sua juventude ao desfazer o Misopetha-Menos e volta a vestir a Armadura de Libra. A batalha entre Shion e Dohko se equilibra e acaba desencadeando uma "Guerra de Mil Dias", mas seus cosmos desaparecem logo em seguida. Shion explica a Dohko que os Cavaleiros Renegados queriam apenas alertar Atena de que somente com a sua Armadura, poderá vencer a Hades.

Dohko morre
A alma de Dohko se despede de Shiryu.
Dohko00
Dohko orienta os Cavaleiros de Bronze a destruírem o verdadeiro corpo de Hades.

Quando Shion estava prestes a morrer, Dohko se despede de seu velho amigo, dizendo que logo eles voltarão a se ver e, parte para o inferno logo em seguida, acompanhado de Kanon de Gêmeos. A última aparição do Cavaleiro de Ouro de Libra na série cronológica é no Muro das Lamentações, onde, juntamente com os outros onze Cavaleiros de Ouro, se sacrifica para destruir o Muro e permitir que os Cavaleiros de Bronze chegassem até Atena e destruíssem o verdadeiro corpo de Hades, o que, segundo Dohko, faria Hades desistir de invadir a Terra e as Guerras Santas cessarem. Antes de morrer, Dohko se despede de seu discípulo Shiryu de Dragão e pede para que o mesmo siga aos Campos Elíseos e diz que Shunrei está a sua espera nos Cinco Picos Antigos de Rozan. Mais tarde, Dohko empresta sua armadura para Shiryu, durante o confronto contra o Deus da morte, Thanatos.

Filmes

Dohko prologo
Dohko tem a sua alma selada pelos deuses
Shun&JuneAdicionada por Shun&June

A Lenda dos Defensores de Atena

Em A Lenda dos Defensores de Atena, Mestre Ancião é quem revela aos cavaleiros sobre o passado sombrio de Abel e conta como este deus tentou destronar Zeus e se tornar o novo governante do Olimpo. Apenas aparece fazendo diálogos com Shunrei e Shiryu, mas não age nem luta.

Prólogo do Céu

Em Prólogo do Céu, Dohko, assim como Shion e os demais cavaleiros de ouro (do Século XX), tem sua alma selada pelos deuses como castigo por terem se rebelado contra os deuses.

Particularidades da Armadura

Artigo principal: Armadura de Libra

Como Cavaleiro de Ouro, Dohko veste a Armadura da Constelação de Libra

Anime e Mangá

Esquema armadura
A armadura de Libra no mangá.
Felipe.hieiAdicionada por Felipe.hiei
Dohko
A armadura de Libra no anime.
Felipe.hieiAdicionada por Felipe.hiei
O objeto possui a forma de uma linda balança dourada.O design da Armadura de Libra envolve uma característica incomum entre as outras armaduras de ouro, devido à sua assimetria pronunciada nas ombreiras, tem duas ombreiras diferentes, o ombro direito tem uma forma grossa e curvada e o esquerdo é fino e reto, e no posicionamento dos escudos, Kurumada coloca um escudo na parte de trás da ombreira esquerda e os outros na mão. Kurumada mostrou em um detalhe um ligeiro desequílibrio em Dohko, que é um pouco mais pronunciado tigre que dragão. O felino se encontra no capacete da armadura, que tem a forma da cabeça de um tigre, no nome do personagem e em sua tatuagem, mas o dragão está em suas técnicas de luta e agora é atribuído ao seu discípulo Shiryu. Este design também pode significar que Dohko, longe de perfeita neutralidade, inclina-se para os "bons".  Esta armadura não tem enfeites especiais, e pedras preciosas incorporadas, nem relevos, nem desenhos. Seus escudos são cobertos com diferentes combinações de linhas retas, as pernas lembram o pescoço de uma cobra, tem coquiliera pontiaguda, seu principal atrativo é o espetacular capacete e as 12 armas, incluindo que o Dohko parece ser um "samurai", pelo tipo de armadura, dependendo do seu ponto de vista.

Armas de Libra

12 armas de libra
As armas de Libra vistas no Mangá. Da esquerda para a direita: Tridente, Barra Tripla, Barra Dupla, Tonfá, Espada e Escudo.
Felipe.hieiAdicionada por Felipe.hiei
Os Cavaleiros de Atena sempre foram contra o uso de armas em suas batalhas. Porém, para momentos difíceis, a Armadura de Libra vem equipada com um par de seis armas diferentes, totalizando 12, uma para cada Cavaleiro de Ouro. Estas armas são tão poderosas que foram capazes de despedaçar os 7 pilares da Fortaleza Submarina e o Esquife de Gelo de Camus de Aquário, que nem todos os Cavaleiros de Ouro juntos destruiriam.

Habilidades de Luta

Quando Saga de Gêmeos convoca os Cavaleiros de Ouro para exterminar os Cavaleiros de Bronze, diz que o Mestre Ancião, mesmo possuindo uma idade bem avançada, é um dos mais poderosos dos Cavaleiros Dourados, embora fosse um "traidor" de Atena. Uma prova de seu imenso poder é que mesmo na forma de Mestre Ancião, Dohko conseguiu destruir a Muralha de Cristal de Shion, que estava com seu corpo rejuvenescido (graças ao poder de Hades), com a sua técnica suprema, Cólera dos 100 Dragões. Dohko é um dos Cavaleiros de Atena com maior longevidade, com 261 anos, sendo superado apenas por Krest de Aquário e Ionia de Capricórnio, ambos com mais de 500 anos de idade.

Técnicas Especiais

Dohko-coleradodragao Cólera do Dragão
(Rozan Sho Ryu Ha)
Técnica que foi ensinada a Shiryu de Dragão e usada contra Alberich XIII. Basicamente um soco direto, emanado com cosmo parecido com uma rajada de um dragão que, se acertar, leva o oponente pelos ares, enquanto o poder do golpe varia pelo cosmo que Dohko mostra no momento de sua execução. Diferente das técnicas favoritas dos outros cavaleiros, o "Cólera do Dragão" tem um ponto fraco, enquanto ataca, seu coração fica vulnerável para um ataque durante um milésimo de segundo. Dohko fala desse ponto fraco para seu pupilo Shiryu.
Dohkocoleradoscemdragoes Cólera dos Cem Dragões
(Rozan Hyaku Ryu Ha)
A técnica suprema de Dohko, praticamente idêntica ao de Shiryu, mas a um nível superior. Ao queimar o seu Cosmo máximo, Dohko com os braços estendidos libera toda a sua energia liberando uma onda de choque devastadora que avança, destruindo tudo em seu caminho. A onda formada por puro cosmo toma a forma de centenas de dragões. A potência é muito forte, é capaz de resistir a ataques devastadores, anulando seu efeito e consumindo o adversário, podendo ainda destruir as surplices de Espectros de um nível elevado. É como se fosse o Cólera do Dragão só que em centenas deles.

Curiosidades

  • Todos Cavaleiros de Ouro o obedeciam muito mais do que o grande mestre, e todos o respeitavam como respeitariam a própria Atena.
  • A casa de libra era inabitável pelo fato do Mestre Ancião estar nos cinco picos, mas todos que chegavam ao menos perto de lá, sentiam o absurdo cosmo do Mestre Ancião.
  • Ele já foi durante várias vezes mestre do santuário, cumprindo suas obrigações de vigiar o selo de Hades e de manter os santos dourados.
  • No mangá The Lost Canvas, Dohko treinou Tenma, Cavaleiro de Pégaso em 1743.
  • No mangá The Lost Canvas - Gaiden, Dohko é o protagonista do 6° Vol. e apresenta uma técnica denominada: "Dança dos Mil Tigres" (Yuko Sennin Enbu) que utiliza para derrotar Mudan de Pardal.
  • No mangá Next Dimension, o Cavaleiro de Libra não é mestre de Tenma..
  • Na era atual, foi o mestre de Shiryu, que se tornou o Cavaleiro de Dragão e depois Cavaleiro de Libra
  • Em Ômega, Genbu de Libra diz que foi treinado por Dohko, mas ele acabou abandonando seu treinamento, que estava destinado a suceder Shiryu.

Galeria

Referências

  1. Dicionário de Cultura Oriental – Mitologia Chinesa, 1991. Hong Kong: 1920.

Rede da Wikia

Wiki Aleatória