Wikia

Saint Seya Wiki

Espectros de Hades

Comentários16
1 834 pages em
Este wiki
Espectros de Hades
6956763134467468354325
Nomenclatura: Kanji
Nome original ハーデスの冥闘士
Romanização Hādesu no supekutaa
Tradução literal Espectros de Hades
Nomenclatura: Kana
Nomenclatura Alternativa
Informação geral
Quartel-general Mundo dos Mortos
Divindades Hades
Comandantes Pandora
Aliados Berserkers de Ares [referência necessária]
Inimigos Cavaleiros de Atena
Marinas de Poseidon
Dados de anime e mangá
Aparições Mangá, anime e jogos
Estréia Capítulo 70 / Episódio 115
Lista de Espectros de Hades

Os Espectros (ハーデスの冥闘士, Hādesu no Supekutaa) são os guerreiros que servem ao deus do submundo, Hades.

O Senhor das Trevas concede um corpo físico para as almas mortas, fazendo-as servi-lo como espectros com a promessa de vida eterna. Aqueles que têm um grande apego pela vida acabam caindo na tentação da vida eterna e entrando para o exército de Hades.

Sendo seguidores do Deus Hades, que é capaz de fornecer um corpo físico para as almas mortas. O Conceito de morte não existe entre os soldados de Hades. Existem 108 espectros, e estes foram selados por Atena na Última Guerra Santa, porém o Selo de Athena perdeu seu efeito e os 108 espectros se libertaram, dando início a mais uma Guerra Santa.

O Exército de Hades

Aqueles que acolhem a alma de um Espectro adquirem uma armadura protetora chamada Surplices, negra e brilhante como o ébano. Com as Surplices, os Espectros conseguem ir e vir entre o mundo dos vivos e o Mundo dos Mortos, sem que precisem despertar uma energia cósmica maior neles. Além disso, como a Surplices é destinada ao escolhido segundo a Estrela Maléfica que rege sua vida, o Espectro não precisa enfrentar um treinamento como os Cavaleiros de Bronze ou ter alguma qualificação natural como os Generais Marinas. As Surplices reage sobre o corpo daquele ser escolhido pela Estrela Maligna, transformando sua natureza para que aceite o uso da veste. Em outras palavras, o Espectro nada mais é do que um meio para a Surplices exercer sua função, um tipo de marionete. Pode-se até dizer que a Surplices é que controla o Espectro. Essa propriedade de modificar o corpo de quem a veste parece transformar as pessoas em algo não humano, como o exemplo de Myu de Borboleta.

Os planos diabólicos de Hades não pararam quando ele produziu 108 guerreiros com poderes similares aos dos Cavaleiros de Atena. Criando um campo de força em torno do Castelo de Hades localizado na Terra, o Senhor das Trevas restringiu o poder dos Cavaleiros em 10%, ganhando território para que a vitória fosse quase completa. Dentro desse campo de força, nem mesmo os Cavaleiros de Ouro são páreo para os Espectros. Isso explica por que três dos Cavaleiros de Ouro foram enviados para o Inferno ainda em vida por Radamanthys de Wyvern, sem ao menos reagirem.

Os dois deuses superiores aos espectros, Thanatos e Hypnos, sempre desprezaram a existência dos Espectros porque sabiam que o poder deles vinha, na realidade, das Surplices. Para os dois, não importava se todos os espectros morressem, pois logo poderiam ser substituídos por outros escolhidos pelas Estrelas Maléficas, sem que houvesse desfalque no exército. Além disso, eles tinham absoluta confiança que o poder dos dois bastaria para resolver todos os problemas, caso fosse necessário.

Por que os espectros são 108? Segundo os ensinamentos budistas, o número 108 representa os 108 sentimentos que atormentam e desorientam a vida dos seres humanos. Os sentidos por meio dos quais compreendemos e percebemos determinadas situações são a base deste cálculo. A natureza desses sentidos origina-se da visão, da audição, do olfato, da gustação, do corpo físico e da mente. Cada qual pode ser qualificada em três sentimentos ou sensações que são: 'agradável', 'desagradável' e 'indiferente'. Para se entender a origem do 108, multiplicamos as seis percepções por esses três sentimentos. Assim, temos que 6 x 3 = 18. Esses 18 sentimentos podem, por sua vez, ser movidos por sentimentos 'puros' e 'impuros' e, assim, multiplica-se novamente por 2, totalizando 36. A existência, no entanto, abrange experiências do Passado, do Presente e do Futuro e, por isso, deve-se multiplicar novamente esses 36 sentimentos pelas 3 dimensões temporais, o que totaliza 108. No Japão, na passagem de ano, há o ritual de se tocar os sinos 108 vezes, que simboliza a purificação desses 108 sentimentos que causam a infelicidade dos homens. Por isso também o rosário de Shaka tem esses 108 sentimentos representados em 108 contas.

Bases

Em Lost Canvas

Na Saga Clássica

Hierarquia

Deuses a serviço de Hades

São divindades que são subordinados ao senhor do submundo. Os mais próximos dele, são os Deuses Gêmeos, Thanatos e Hypnos, que são seus servos mais confiaveis desde os tempos mitológicos. Funcionam como assessores diretos de Hades. Eles são superiores a qualquer espectro inclusive Pandora. Também são incrivelmente poderosos sendo que Thanatos destroçou facilmente cinco armaduras de ouro, e Hypnos não apenas aprisionou Shun em um sono eterno como também repeliu alguns golpes de Shiryu e Hyoga mesmo com eles trajando armaduras divinas; Já os outros, são os Deuses dos Sonhos, filhos de Hypnos responsáveis por guardar cada região do Mundo dos Sonhos. São chamados apenas em missões importantes.

Deuses gêmeos

Deuses dos Sonhos

Em games

Os 108 Espectros

Fiéis guerreiros a servir Hades.

Enciclopédia Oficial.

Comandante dos espectros

Juízes do Inferno

Na Saga Clássica e em Lost Canvas
  • Radamanthys de Wyvern / (TLC), Estrela Celeste da Fúria (天猛星ワイバーンのラダマンティス, Tenmōsei Waibān no Radamantisu). Na mitologia grega, um dos três juízes no Mundo dos Mortos, que julgava as almas vindas da Ásia.
  • Minos de Grifon / (TLC), Estrela Celeste da Nobreza (天貴星グリフォンのミーノス, Tenkisei Gurifon no Minosu). Na mitologia grega, o juiz supremo do Mundo dos Mortos, que dava o voto final, ou seja, que decidia o destino das almas, em casos especiais.
  • Aiacos de Garuda / (TLC), Estrela Celeste do Heróismo (天雄星ガルーダのアイアコス, Tenyusei Garuuda no Aiakosu). Na mitologia grega, um dos três juízes no Mundo dos Mortos, que julgava as almas vindas da Europa.
Em Next Dimension
  • Vermeer de Grifon, Estrela Celeste da Nobreza (天貴星グリフォンのバーミア; Tenkisei Gurifon no Baamia). Vermeer é o Juiz do inferno de Grifon durante o Século XVIII. 
  • Suikyo de Garuda, Estrela Celeste do Heroísmo (天雄星ガルーダの水鏡, Tenyusei Garuuda no Suikyo).

Espectros Celestes

  • Valentine de Harpia / (TLC), Estrela Celeste do Clamor (天哭星ハーピーのバレンタイン, Tenkokusei Haapii no Barentain).
  • Caronte de Aqueronte / (TLC), Estrela Celeste do Hiato (天間星アケローンのカロン, Tenkansei Akeron no Karon).
  • Lune de Balron / (TLC), Estrela Celeste da Eminencia (天英星バルロンのルネ, Teneisei Baruron no Rune).
  • Faraó de Esfinge / (TLC), Estrela Celestial da Besta (天獣星スフィンクスのファラオ, Tenjusei Sfinkusu no Farao).
  • Rock de Golem, Estrela Celeste do Chifre (天角星ゴーレムのロック, Tenkakusei Gooremu no Rokku).
  • Iwan de Troll, Estrela Celeste da Derrota (Tenbaisei Tororu no Iwan).
  • Flégias de Lycaon / (TLC), Estrela Celeste do Crime (天罪星リュカオンのフレギアス , Tenzaisei RyuKaon no Furegiasu).
  • Stand de Besouro Mortal / (TLC), Estrela Celeste da Feiúra (天醜星デッドリー・ビートルのスタンド, Tenshusei Dddorii Biitoru no Stand).
  • Sylphid de Basilisco / (TLC), Estrela Celeste da Perspicácia (天捷星バジリスクのシルフィード, Tenshosei Bajirisuku no Shirufiido).
  • Queen de Alraune / (TLC), Estrela Celeste Demoníaca (天魔星アルラウネのクィーン, Tenmasei Aruraune no Kuin).
  • Gordon de Minotauro / (TLC), Estrela Celeste do Cárcere (天牢星ミノタウロスのゴードン, Tenrosei Minotauyrosu no Goodon).

Espectros Terrestres

Soldados rasos

Espectros exclusivos de The Lost Canvas

No mangá spin-off de Saint Seiya estão aparecendo espectros nunca vistos antes no mangá original, que são:

  • Kagaho de Benu, Estrela Celeste da Violência (天暴星ベヌウの輝火, Tenbousei Benuu no Kagaho).
  • Byako de Necromancer, Estrela Celeste do Espírito (Tenreisei Nekuromansâ no Byaku).
  • Wimber de Morcego, Estrela Terrestre da Premonição (地察星バットのウィンバー, Chisatsusei Batto no Winbaa).
  • Chesire de Cat Sidhe, Estrela Terrestre da Fera (Chijuusei Ketto Shii no Chesha).
  • Edward de Sylph, Estrela Terrestre do Vôo (Chihisei Shirufu no Etovaruto).
  • Violate de Behemot, Estrela Celeste da Solidão (天孤星ベヒーモスのバイオレート, Tenkosei Behiimosu no Baioreeto).
  • Fiodor de Mandrágora, Estrela Terrestre do Ferimento (天傷星マンドレイクのヒョードル, Tenshousei Mandoreiku no Hyoodoru).
  • Verônica de Nasu, Estrela Celeste da Contemplação (Tenkyûsei Nasu no Beronika).
  • Gregory de Gembu, Estrela Celeste do Retrocesso (天退星玄武のグレゴー, Tentaisei Genbu no Guregoo).
  • Tokusa de Hanuman, Estrela Celeste da Habilidade (天巧星ハヌマーンのトクサ Tenkōsei Hanumān no Tokusa).
  • Yohma de Mefistófeles, Estrela Celeste da Liderança (天魁星メフィストフェレスの杳馬, Tenkaisei Mefisutoferesu no Yoma).
  • Luco de Dríade, Estrela Celeste da Ascensão.
  • Partita de Coruja (falsa espectra), Estrela Celeste da Soberania (天王星の守り人オウルのパルティータ, Ten'ou-sei Ouru no Parutiita).
  • Kageboshi, Estrela Terrestre do Repouso (地鎮星影法師; Chichinsei, Kagebōshi).
  • Atavaka, Estrela Terrestre da Liderança.

Outras Estrelas Terrestres descritas no Mangá

  • Da Alegria
  • Da Vastidão
  • Da Velocidade
  • Da Penalidade
  • Da Loucura
  • Da Posse
  • Da Escravidão

Outras Estrelas desconhecidas

  • Da Ingenuidade.
  • Da Carnivora.
  • Do Abuso.
  • Do Vexame.
  • Da Desatenção.
  • Do Sadismo.
  • Da Vingança.
  • Do Sarcasmo
  • Da Discórdia.
  • Do Engano.
  • Do Cálculo.
  • Da Teimosia.
  • Da Blasfêmia.
  • Da Carnificina
  • Da Indiferença.
  • Da Sedução.
  • Do Prejuízo.
  • Da Gula.
  • Da Ilusão.
  • Da Mentira.
  • Da Vaidade.
  • Do Desrespeito.
  • Da Infâmia.
  • Da Arrogancia.
  • Da Emboscada.
  • Do Masoquismo.
  • Da Curiosidade.
  • Dos Caprichos.
  • Da Negatividade.
  • Da Presunção.

Observações:

  • A maioria dos 108 espectros não possui nome nem nenhuma caracterização.

Criaturas a serviço de Hades

Curiosidades

  • No Brasil, o termo surplice ficou conhecido como "sapuris", que nada mais é do que a transcrição fonética em japonês do termo em inglês "surplice" - uma roupa tipo avental que os homens religiosos usam ao subir no altar ou púlpito.
  • Surplice em português = Sobrepeliz
  • O número particular de espectros, 108, vem da tradição budista de que existem 108 pecados entre o indivíduo e o Nirvana, maior estado espiritual a se alcançar, e no ano-novo japonês, um sino é tocado 108 vezes para afastar tais pecados.
  • As 108 Estrelas do Destino (天導一百零八星) são o ponto principal no enredo do clássico chinês Shui Hu Zhuan (水滸傳), geralmente traduzido como Na Borda da Água.
  • É o exército de um deus mais numeroso até agora, em questão de guerreiros oficiais (sem contar os soldados rasos, pois não são considerados "guerreiros oficiais" num exército divino).
Espectros de Hades
Comandantes Hades  •  Hypnos (LC)  •  Thanatos  (LC)  •  Pandora (ND | LC)  •  Perséfone
Deuses dos Sonhos PhobetorPhantasosIcelosMorfeuOneiros
Juízes da Morte

Radamanthys (LC)  •  Aiacos (LC) •  Minos (LC)

Suikyo  •  Vermeer

Gordon (LC) •  Caronte (LC)
Estrelas Celestes
(Século XVIII)
Fiodor •  Gregor  •  Byako  •  Violate  •  Luco  •  Tokusa  •  Verônica  •  Kagaho  •  Yohma  •  Partita (sobrepeliz falsa)
Estrelas Terrestres Giganto (LC)  •  Laime (LC)  •  Niobe (LC)  •  Zeros (LC)  •  Kiew (LC)  •  Miles  •  Ox  •  Myu
Estrelas Terrestres
(Século XVIII)
Mi Yan

Wimber  •  Chesire  •  Edward  •  Kageboshi  •  Atavaka 

Estrelas Desconhecidas

Espectro de Gárgula

Soldados rasos

Markino  •  Esqueletos

Rede da Wikia

Wiki Aleatória